• ArtesanatoTrabalhos que eu faço, ideias, inspirações...
  • Experiências na cozinhaDicas, receitinhas, truques e experiências para deixar a vida na cozinha mais leve e divertida!
  • Decoração Dicas, ideias bacanas e inspirações para sua casa e sua vida!
  • BelezaDicas de make, produtinhos, inspirações e muito mais...
  • LivrosLivros que leio, trechos que compartilho...
1 2 3 4 4
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

30 de março de 2013

Esmalte e Páscoa

A Páscoa aqui em casa esse ano não teve almoço e nem brincadeira com as crianças para achar os ovos. 
Esse ano elas foram para casa dos avós e lá ganharam muitos chocolates, se divertiram e eu fiquei em casa quietinha com o marido. 

Todo ano, sempre almoçamos na casa dos meus pais e no domingo, distribuímos os chocolates. Esse ano será diferente.

Para essa blogagem, usei o Boneca da Colorama, cor lindaaaaa. 


Esse ano a Letícia desenvolveu um projeto muito bacana na escola, no qual ela criou e executou nas aulas de arte uma embalagem onde colocou chocolates e mandou para doação numa instituição. A proposta era criar um para doação e outro para a criança. Letícia me pediu autorização para doar o presentinho dela também. Achei lindo e também senti que a proposta do trabalho foi cumprida pois despertou nela a solidariedade.

Não tirei a foto porque a embalagem não chegou nem em casa.

Meus filhotes felizes!


Bom feriadão a todos e participe dessa blogagem coletiva, pinte suas unhas e poste sua imagem contando sua história!
Aqui....

11 de março de 2013

Organizando as contas e a vida


Eu já fui do tipo que comprava com cartão de crédito sem a mínima culpa, já fui doida a ponto de comprar 4 pares de sapatos de uma só vez, comprar bolsas sem necessidade, relógios, roupas. Claro que essa loucura não poderia ter outro resultado se não o nome sujo na praça!

Até que isso ocorresse, demorou muito e essa minha vida sem freios durou cerca de dois anos. Analisando a situação hoje, sei que fui longe demais, mas as vezes na vida precisamos nos perder para depois nos acharmos, ditado que me coube bem.

E foi nessa turbulência que me achei, me encontrei e descobri aptidões que eu jamais pensei ter. Descobri que eu posso ter mais coisas economizando! Busquei, me certifiquei e mudei totalmente meu modo de pensar, meu "eu" consumista ficou lá atrás, graças a Deus!

Para tudo que vou comprar, eu sempre analiso se realmente vou precisar daquilo ou disso, e na maioria das vezes, descubro que é puro luxo. Não me condenem mas nós mulheres, podemos viver com beeeeem menos, e não o fazemos por puro luxo!

Vou mostrar como eu organizo as contas e como controlo todo o meu planejamento financeiro. Desde o ano passado, quando realmente tomei as rédeas das finanças aqui em casa, muitas coisas mudaram. Planejamento financeiro requer paciência, parcimônia, alem de dedicação e tempo.

Algumas atitudes adotadas por mim e minha família variam de acordo com nossos hábitos, mas você pode adaptá-los conforme a rotina da sua casa.  Vejamos como eu me organizo:

- Eu não utilizo planilhas, utilizo agenda e caderno.

Para mim que tenho crianças pequenas e que sempre estou correndo de um lado para o outro, funciona melhor a agenda.

- Uma vez por semana programo as contas para pagamento na data correta.

Não aceito pagar juros pra ninguém, multa então é algo que me deixa brava, sempre ligo, negocio. Uma vez por semana programo todas as contas para que elas sejam pagas na data correta, e no mesmo dia imprimo o comprovante de pagamento das contas da semana anterior, depois faço a baixa no caderno e arquivo. Não gosto de acumular papéis, me perco.

- DIARIAMENTE anoto os gastos que tive no dia e ao final do mês, faço a somatória e dessa forma, consigo analisar onde há gastos que precisam ser cortados. Para que todos entendam sempre mostro ao final do fechamento as somas e assim todos tem conhecimento do que precisa ser economizado.

- Marido e eu sempre entramos em um acordo, sempre estamos um tentando ajudar ao outro, orientando e analisando juntos o que realmente precisa ser comprado ou não.

- Todos os meses, separo uma quantia para compra de roupas, sapatos e afins. Em um mês utilizamos a verba para uma pessoa da família e em outro, para outro membro, assim estamos sempre com roupas apresentáveis sem tem que gastar muito.

- Evito entrar em lojas com grandes liquidações, na maioria das vezes somente 3 a 4 peças tem descontos que realmente valem a pena, assim não fico tentada.

- No meu planejamento financeiro sempre deixo uma reserva para o mês de Janeiro maior, pois aqui em casa, é sempre esse mês o de maior gasto. Tenho taxas de escolas, re matriculas, compra de novos uniformes, material escolar e despesas com IPVA e etc. e por serem 3 crianças, ou seja, gasto triplicado!

- Minhas compras na maioria das vezes são sempre a vista - sempre acompanhadas de pedidos de desconto!

- Não facilito nada para as crianças, se querem um brinquedo ou algo mais caro eu negocio e por mês crio algumas regrinhas que devem ser cumpridas (arrumar o próprio quarto é uma delas!) para que o valor seja adquirido ao final do mês. Funciona muito bem aqui em casa.

Essas são algumas regrinhas que faço por aqui, planejar é algo que dá muito trabalho (no começo), mas que no fim o resultado é sempre positivo e uma conta bancária com saúde. Planejar é sonhar! #ficaadica.

Créditos de imagem aqui


Receba as atualizações do blog direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:

Quer aparecer aqui? Poste uma foto no @Instagram com a #leitorfofodamona!

Topo