SOCIAL MEDIA

Conhecendo o Ilustrador Maguma

15 de março de 2020
Hello povo, como estão?

Como disse a vocês em outra postagem, eu participei do ciclo de encontros do livro infanto-juvenil de Brasil e Espanha que aborda a literatura enquanto espaço privilegiado para a formação cidadã, promovido pelo SESC e editora Boitempo através do seu selo infantil Boitatá. 

Na verdade trata-se de um tema atual e contemporâneo quando falamos sobre literatura infanto-juvenil, isso porque o que vemos hoje no mercado editorial são livros que ou classificamos muito infantil, ou muito adulto.

As fotos a seguir vão mostrar um pouco sobre o evento e o processo de Criação de MAGUMA, pseudônimo do artista e ilustrador espanhol super premiado Marcos Guardiola Martin.

No encontro o autor relatou sobre como ele desenvolve as ilustrações a partir dos textos que recebe e como ela vai desenvolver cada personagem ou elemento que compõe a história.
Os relatos a seguir foram descritos a partir de suas palavras no final do evento. 


“Durante minhas viagens levo um caderno onde começo a fazer os primeiros rabiscos e imagino as várias técnicas que vou utilizar no meu trabalho”. 
No livro God  of Money, cujo o texto é originado da literatura de Karl Max, “eu procurei entender sobre o que o texto falava e depois criei mapas mentais para visualizar como ficaria a história, analisar linguagem visual”


 “Na criação do personagem principal eu busquei desenvolver um animal que lembrasse do capitalismo e tivesse ambiguidade no sentido real dele, no caso o porco usar terno e óculos escuro mas é sujo pela sua natureza”.



Maguma também mostrou outras obras dele e explicou o processo de criação e como chegou à “paleta de cores’ de cada projeto.


Espero que tenham gostado esse foi somente um pouquinho do que eu aprendi e trouxe aqui para compartilhar. 

Beijos e até mais!

4 comentários :

  1. Muito interessante, às vezes a gente não imagina o quanto esse processo de criação pode ser complexo.

    ResponderExcluir
  2. Que máximo!!!!!
    Amei de verdade!
    Eu quando estou pensando em um post para o blog, além de escrever o tema principal, vou listando ideias e frases de impacto que serão abordadas ao longo do texto. Acho o máximo compartilhar todo o processo de criação, porque realmente não é fácil!
    Super beijo!♥

    ResponderExcluir
  3. as ilustrações sao mesmo mt bacanas, super legal participar de uma palestra assim sobre seu processo de criação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Ilustrações maravilhosas e criativas.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Vamos trocar conhecimento, obrigada por comentar!